Assinador e-Financeira – SPED Fiscal

É o aplicativo da PRODIST para você assinar digitalmente e enviar arquivos contendo as obrigações acessórias relativas ao Sistema e-Financeira da Receita Federal – SPED.

Através de uma interface simples e intuitiva você comanda a assinatura dos lotes de eventos que precisam ser remetidos ao SPED.

O aplicativo segue o padrão de assinatura definido na seção 2.2.6 do Manual de Preenchimento do e-Financeira (SPED) e é compatível com os certificados A1 e A3.

A opção de uso por certificado do tipo A3 requer o uso de hardware criptográfico, que pode ser de um dos seguintes tipos: token USB, e  smartcard.

Capaz de fazer mais ou menos, 2.000 assinaturas por minuto (Com certificado Tipo A1), dependendo das caracterizas do computador utilizado.

e-financeira sped

 

 

Ferramenta de Apoio

Conversor XML – Prodist e-Financeira

Converte eventos de Movimentações de Operações financeiras do formato .CSV para arquivos de lotes no formato .XML do e-Financeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FAQ e-Financeira

É um conjunto de arquivos digitais referentes a: cadastro, abertura, fechamento e auxiliares e módulo de operações financeiras. Foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1571, de 02 de julho de 2015 que disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
A e-Financeira deverá ser entregue pela pessoa jurídica autorizada a estruturar ou comercializar planos de benefícios de previdência complementar; autorizada a instituir e administrar Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi); ou que tenham como atividade principal ou acessória a captação ou a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, incluídas as operações de consórcio, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custódia de valor de propriedade de terceiros. A obrigação de entregar a e-Financeira se estende, ainda, às sociedades seguradoras autorizadas a estruturar ou comercializar planos de seguros de pessoas, as quais devem informar as operações decorrentes de planos com constituição de provisão matemática de benefícios a conceder ou da compra de renda imediata por meio de pagamento único.
a) até o último dia útil do mês de fevereiro, contendo as informações relativas ao segundo semestre do ano anterior;
b) até o último dia útil do mês de agosto, contendo as informações relativas ao primeiro semestre do ano em curso.
As obrigações devem ser enviadas para o SPED, em formato XML, e os eventos devem estar assinados digitalmente pelo declarante. É de responsabilidade do declarante manter todas as informações que deram origem a geração da declaração, conforme estabelecido na forma e prazos da legislação aplicável.
Sim. A PRODIST TECHNOLOGIES possui um Componente Assinador que pode ser integrado a soluções comerciais de terceiros para que estes acrescentem a funcionalidade de assinatura digital padrão e-Financeira em suas próprias soluções comerciais.
O aplicativo permite assinar arquivos XML, contendo lotes de eventos relativos às obrigações acessórias do Sistema e-Financeira da Receita Federal. Cada arquivo de lote pode conter até 100 eventos, como especificado na seção 2.1.2.1 do Manual de Preenchimento do e-Financeira – SPED. O ASSINADOR e-FINANCEIRA oferece suporte ao tratamento de múltiplos arquivos. O aplicativo pode lidar com certificados digitais tipo A1 ou A3. É capaz de encontrar chaves armazenadas tanto em dispositivos criptográficos (token, smartcard ou HSM) quanto no repositório do Windows.
A PRODIST TECHNOLOGIES é uma empresa especializada em criptografia e assinatura digital que conta, na sua carteira de clientes, com mais de 40 instituições financeiras, dos mais diversos portes, todas com alto grau de satisfação. São mais de 30 anos de atuação no mercado, destacando-se pela qualidade elevada dos produtos e pela excelência de um suporte técnico especializado.